sexta-feira, 28 de outubro de 2016
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
Relatório do Filme: "Construindo o Planeta Terra"
- No início de tudo isto, há cerca de 8 mil milhões de anos, as poeiras de um protossol começaram a juntar-se e formaram o sol.
- Dessa actividade, há cerca de 4600 milhões de anos, soltaram-se vários pedaços do sol para o espaço e ai formaram-se todos os planetas do sistema solar, um dos quais, a Terra.
- Depois da formação da Terra ainda ocorreu outro choque, desta vez, entre um pequeno planeta chamado Thea e o planeta Terra. Como o planeta Terra ainda estava todo em lava e a Thea era mais pequena, esta, mergulhou para o núcleo da Terra e alguns estilhaços que foram para o espaço agruparam-se e formaram a lua.
- Poderá surgir nas pessoas aquela dúvida de "Como apareceu esta água toda que temos no nosso planeta?" Pensa-se que a resposta é bastante simples de compreender. Na altura houve uma chuva de meteoritos e eles traziam grãos de sal, de cada grão de sal saiu uma gotinha de água mas como essa chuva durou milhões de anos, formou-se estes oceanos imensos.
- Os meteoritos trouxeram proteínas e o primeiro ser vivo nasceu a partir da junção das proteínas, esse ser vivo eram apenas cianobactérias. Este ser vivo alimentava-se de dióxido de carbono, e por isso andavam sempre pelas fumarólas. As cianobactérias alimentavam-se através da luz do sol, ou seja, faziam a fotossintese, isto é, começou a existir oxigénio na atmosfera.
- Entretanto, num oceano raso, as cianobactérias agruparam-se formando vários grupos de milhares de milhões chamados estromatólitos, ou seja, ainda aumentou a produção do oxigénio.
- Durante 2000 milhões de anos, estes estromatólitos viveram sozinhos.
- A crosta terrestre começou a partir-se e graças aos movimentos que o magma provoca na crosta terrestre, começou a juntar todas as ilhas(Rodínia) e formou um super-continente chamado Pangea e um super-oceano chamado Pantalassa. Como a lua estava cada vez mais longe e a Terra era atraída graviticamente, e a força era menor à medida que ela se afastava, os dias começaram a ser maiores.
- Depois, a crosta fragmentou-se devido ao calor vindo do núcleo e dividiu-se em dois grandes continentes e tudo se encheu de água. Devido à grande atividade geológica, formaram-se vários vulcões que lançaram muito dióxido de carbono para a atmosfera, ficando uma enorme nuvem de fumo na atmosfera.
- Em alguns milhares de anos, a temperatura desceu para cerca de -50ºC dando origem a um período glacial. Num deserto congelado da Austrália, cresceu um grande paredão de gelo com milhares de metros de altura. Existe outra camada de gelo tão alta como esta e as duas se afastaram dos pólos uma em direção à outra e uniram-se no equador, cubrindo o planeta com uma camada de gelo com 3 km de espessura. Agora a Terra é uma bola de gelo.
- Embora a Terra estivesse coberta de gelo, o núcleo ainda estava muito quente e muitos vulcões romperam essa camada de gelo, saindo cá para fora e a atmosfera ficou cheia de dióxido de carbono, mas desta vez não haviam rochas para o absorver. Após alguns milhões danos o gelo começou a derreter. Através de muitas reações químicas, o gelo libertou oxigénio para a atmosfera com o embater dos raios de sol.
- O único sitio onde ainda podem haver espécies é o fundo do mar. As bactérias muito primitivas evoluíram para uma espécie de lesma com uma armadura e mais tarde, para as trilobites(o primeiro vertebrado).
Subscrever:
Mensagens (Atom)